segunda-feira, 9 de abril de 2012

Embraer inaugura centro de engenharia de conforto

Centro de pesquisas reproduz um aeroporto com um simulador de vôo, que simula todas as características do interior da cabine de uma aeronave

A Embraer e a Universidade de São Paulo (USP) inauguraram na semana passada o CEC - Centro de Engenharia de Conforto, localizado nas dependências da Escola Politécnica da USP, na capital paulista. O Centro foi construído no âmbito do Projeto Conforto de Cabine, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de São Carlos (UFScar), com apoio financeiro da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Com o objetivo principal de aperfeiçoar o conforto no interior de aeronaves, estabelecendo harmonização entre padrões de estética e de funcionalidade, o Centro, único em seu gênero fora da Europa, será uma referência para estudos de conforto.

“Melhorar o interior das aeronaves e proporcionar níveis superiores de bem-estar aos passageiros é um dos objetivos mais relevantes do Desenvolvimento Tecnológico da Embraer”, diz Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer. “Cada vez mais, a experiência do passageiro durante o voo será fator decisivo para o sucesso de nossas aeronaves no mercado global.”

No Centro de Conforto existem dois mock-ups (modelos em tamanho real) de partes de cabines do E-Jet, jato da família EMBRAER 170/190 para realização de testes. Em um modelo são reproduzidas as condições térmicas. No outro, que está instalado em uma área que reproduz uma sala de embarque, há uma estrutura, com 30 assentos, instalada dentro de uma câmara de pressão, capaz de reproduzir condições muito próximas de um vôo real. Neste ambiente, será possível determinar como os diferentes parâmetros como pressão e umidade do ar na cabine, ruído, vibrações, temperatura, iluminação, entre outros fatores, que impactam na percepção de conforto do passageiro durante um vôo.

Por: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...