segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tam liderou mercado doméstico com participação de 40,2%



Dados que foram divulgados, hoje (9/01), pela Anac mostram que a Tam liderou o mercado doméstico em novembro de 2011, com participação de 40,2%. Na comparação com novembro de 2010, o número é resultado da combinação de um crescimento de 2,6% na demanda (RPK) com um aumento de 2,5% na oferta (ASK). No mês, a companhia alcançou uma taxa de ocupação (load factor) doméstica estável, de 66,6%. 

No segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, a Tam também se manteve na liderança em novembro de 2011, com market share de 88,5%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, tanto demanda quanto oferta cresceram 6,7%, o que resultou em uma taxa de ocupação de 77,2%. O índice está muito próximo ao load factor alcançado no mesmo período de 2010, quando a companhia obteve a melhor taxa de ocupação da sua história para o mês. 

A companhia registrou alta demanda de passageiros viajando para o exterior no período, apesar de novembro ser o mês com menor movimento de passageiros em viagens internacionais no último trimestre do ano. 

Em novembro, houve ligeira redução do yield (preço médio pago por passageiro por quilômetro voado) no mercado doméstico operado pela empresa. A companhia segue com a estratégia de recomposição das margens iniciada em agosto do ano passado e com a expectativa de aumento do yield doméstico no quarto trimestre de 2011, na comparação com o trimestre anterior. Já no segmento internacional, o yield em dólares apresentou aumento em novembro de 2011, tanto na comparação com outubro do mesmo ano quanto com novembro de 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...