sábado, 17 de setembro de 2011

Funcionários do Aeroporto Castro Pinto concluem curso de libras



O Aeroporto Internacional de João Pessoa/Presidente Castro Pinto (PB) concluiu na última quarta-feira (14/9) o Curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O treinamento teve duração de três meses e capacitou oito funcionários, que estão aptos a prestar esclarecimentos e informações aos usuários com deficiência auditiva que utilizam as instalações do aeroporto.

O curso, ministrado pelo instrutor João Batista, que tem deficiência auditiva, foi realizado em parceria com a Secretaria de Ação Social do município de Bayeux (PB). As atividades envolveram aulas práticas e simulações. 

Assim, os participantes aprendem técnicas de atendimento ao deficiente, legislação sobre acessibilidade, formas de comunicação, alfabeto, números, cumprimentos e vocabulário de convivência. Algumas alunas, inclusive, já mostraram suas habilidade e apresentaram uma música interpretada em libras, como forma de agradecer a participação do professor e encerrar o curso.

 " A ação consolida uma relação que traduz  mais qualidade para a prestação de serviços aeroportuários. No caso específico de Libras, é uma forma de manter nosso pessoal habilitado para o atendimento ao público diferenciado, conforme estabelece a Política de Acessibilidade da Infraero”, disse o superintendente de João Pessoa, Alexandre Oliveira.
 
Ao capacitar a comunidade aeroportuária como intérprete de Libras, a Infraero, além de reforçar o comprometimento social da empresa,  cumpre legislação específica do órgão regulador – Agência Nacional de Aviação Civil – e determinação do Decreto Nº 5.626, de 22/12/2005, que estabelece que pelo menos cinco por cento de  empregados de empresas públicas devem estar capacitados para o uso e interpretação de Libras.
    
O curso já foi realizado, em 2010, nos aeroportos internacionais de Cuiabá/Marechal Rondon (MT) e de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF) e no Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES). Em 2011, Guarulhos, Porto Alegre e Florianópolis também receberam a capacitação. Os demais aeroportos realizarão o curso até o final deste ano. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...